21 dic 2011

Mais um Gênero no SE do Pacífico

A região de Punta Choros esteve no noticiário chileno por conta de uma discussão acerca dos prós e contras da construção de uma usina de dessalinização da água do mar. Até o Piñera, Presidente do país, andou dando umas mergulhadas por lá. Em 2005 estivemos lá, onde fizemos algumas coletas, mas foi nosso colaborador de Valdívia, Dirk Schories, que fez em 2009 o achado do qual trata este trabalho. No II SIBESP, Vitor Tavares estará apresentando o novo registro em questão. Alguém se habilita a ensaiar uma identificação? Infelizmente, desta vez, a imagem não está ajudando muito. Dica: não são Astrophorida.

As esponjas em questão são as bolinhas negras epibiontes em Cliona chilensis (ou Clionaopsis platei ...). A esponja lilás é possivelmente uma Callyspongia. Foto por Dirk Schories.

9 dic 2011

Entre 886 e 4703 m de profundidade, na Dorsal Mesoatlântica

Muitos de vocês sabem que Daniela Lopes esteve a bordo do navio russo de pesquisa (e turismo!) Akademic Ioffe em 2009. Porém, talvez poucos saibam o que resultou destes mais de 30 dias em altomar, iniciados no Arquipélago das Canárias e concluido na África do Sul. Felizes aqueles que participarem do II SIBESP, onde resultados preliminares deste trabalho estarão sendo apresentados. Alguém faz alguma idéia do que possa ter sido encontrado na faixa batimétrica amostrada - 886-4703 m de profundidade? O diário de bordo desta aventura pode ser acessado em http://www.mar-eco.no/sci/cruises/south_atlantic_mar-eco_cruise_on_rv_akademik_ioffe, onde diversas imagens estão disponíveis.

Akademik Ioffe, em foto tirada do site Picasa "Bob Kopp's Gallery" em https://picasaweb.google.com/lh/photo/ufyqsudS0G4qHVATqVPyig

CNPq indeferiu o II SIBESP!!

Sob a alegação de que o II SIBESP está embutido no XXIX CBZ, que já deverá estar recebendo o teto aplicável de recursos do CNPq para eventos desta natureza, esta agência negou nosso pleito sem maiores delongas. Na verdade, acredito que não tenha sido necessário ler mais que a 1a linha do projeto onde já afirmávamos a vinculação, tal nossa ingenuidade. Tempo perdido, esta moeda tão escassa atualmente!! Com sorte conseguiremos manter a programação prevista para o Simpósio praticamente inalterada. A participação de todos é fundamental!

2 dic 2011

Mais uma (?? ou serão três) pernambucanas no pedaço!

Salada de esponjas! No meio dela, uma espécie nova! Qual? Que bicho é esse escurinho? O verde todos conhecem, não? E a amarela? Tão parecida com bichos que coletamos em AL! Quem vai resolver essa charada para nós é Helcy Galindo Baracho Cavalcanti, que também "joga no time" do Prof. Ulisses Pinheiro.

Salada Pernambucana - quando falta chão, o negócio é pisar um na cabeça do outro!