1 ene 2012

Sponge Watch em Salvador!

Caríssimos, Philippe Willenz, do Instituto Real Belga de Ciências Naturais já manifestou seu interesse de mergulhar em Salvador aproveitando a estada por conta do CBZ e SIBESP. Assim, pretendo organizar alguma coisa, seja com a Dive Bahia que já conheço de longa data, ou com outra operadora que nos ofereça condições para um mergulho SCUBA de beira de praia. Havendo mais interessados, talvez se consiga alguma condição melhor quanto aos $$. Por isso, aguardo pronunciamentos. Seria conveniente que os mesmos viessem acompanhados quanto à disposição / disponibilidade de cada um de levar equipamentos de mergulho, pois assim teremos uma idéia melhor do que é que necesssitamos da operadora. Se a necessidade for apenas de SCUBA, o custo não deve ficar muito além de R$30. Porém, como de costume, cada item adicional alugado contribui para a matemática do custo final ...

Será uma chance de vocês verem se o Guia Esponjas Marinhas da Bahia lhes ensinou alguma coisa ou não. Mas para isso, um pouco de estudo vai bem. Infelizmente, o plano original de anexar ao livro uma prancha para indentificação de esponjas embaixo d'água não foi adiante.

O que é que o Porto da Barra tem? Tem Aiolochroia crassa, Amphimedon viridis, Aplysina fulva, A. insularis, A. solangeae, Callyspongia sp.nov. 1 e 2, Chondrilla aff. nucula, Chondrosia aff. reniformis, Cinachyrella spp., Cliona aff. celata, C. delitrix, Desmapsamma anchorata, Dragmacidon reticulatum, Dysidea etheria, D. janiae, D. robusta, Halichondria melanadocia, Haliclona manglaris, H. melana, Ircinia felix, I. strobilina, Monanchora spp., Mycale angulosa, M. laxissima, M. magniraphidifera, M. microsigmatosa, Petromica ciocalyptoides, P. citrina, Ptilocaulis walpersi, Scopalina ruetzleri, Tedania ignis, Terpios fugax, Tethya spp.,  ... e mais uns bichinhos que não entraram no Guia, como Chaetodoryx sp., Halisarca coerulea, Lissodendoryx sp., Strongylacidon sp., Timea sp.