9 mar 2012

2° Super Dia no SIBESP!

A programação foi tão densa neste dia que não havia tempo sequer para uma escapulida ao banheiro! Foram quatro conferências, seis apresentações orais e o lançamento dos livros gerados como produtos da Rede para o Desenvolvimento da Taxonomia de Poríferos no Brasil. Além do mais, comunicamos os vencedores da seleção de melhores pôsteres e melhores apresentações orais, tomamos N+1 "fotos oficiais" dos presentes ao SIBESP, e ainda encontramos ATPs para rumar ao Largo da Mariquita e celebrar o sucesso do evento entre acarajés, tapiocas,queijos na brasa, caipirinhas e cervejas. Tudo entre uma chuva e outra.


MELHORES PAINÉIS

1° Lugar
NOVAS OCORRÊNCIAS DE ESPONJAS PARA O ECOSSISTEMA RECIFAL DO FRANCÊS (MARECHAL DEODORO, ALAGOAS) (de autoria de ANDRÉ FELIPE BISPO DA SILVA, MONICA DORIGO CORREIA, VICTOR RIBEIRO CEDRO, MARIANA DE SOUZA CARVALHO, SULA SALANI, EDUARDO HAJDU)

2° Lugar
CAPACIDADE REGENERATIVA EM UMA ESPONJA CALCAREA (de autoria de ANDRÉ PADUA, MICHELLE KLAUTAU)

3° Lugar
NOVA ESPÉCIE DO GÊNERO CLATHRIA (CLATHRIA) (POECILOSCLERIDA: MICROCIONIDAE) PARA O BRASIL
(de autoria de LYDIA MESQUITA VIEIRA DE BARROS NETA, GEORGE JOAQUIM GARCIA SANTOS, ULISSES DOS SANTOS PINHEIRO)
&
ESPONJAS DE RECIFES CORALINOS, MANGUEZAIS E BANCOS DE FANERÓGAMAS DA BAÍA DE CAMAMU E DA COSTA DO DENDÊ 
(de autoria de RENATO GUIMARÃES DE OLIVEIRA , ANAÍRA LAGE DE SANTA LUZIA DE JESUS , CARLA MARIA MENEGOLA DA SILVA)


A seleção dos melhores painéis contou com a inestimável ajuda de André Resende de Senna (Prof. Dr.) e de Rafael Bendayan de Moura (M.Sc.).

André Felipe Bispo da Silva, aluno de graduação da Universidade Federal de Alagoas,
recebendo o certificado e prêmios pelo melhor pôster apresentado no II SIBESP.


MELHORES APRESENTAÇÕES ORAIS


1° Lugar
Amphilectus – POECILOSCLERIDA OU HAPLOSCLERIDA? UMA PERSPECTIVA FILOGENÉTICO-MOLECULAR (de autoria de BRUNO COSME, EDUARDO HAJDU, MELANIE LOPES, THIAGO DE PAULA, GISELE LÔBO-HAJDU)
&
COMUNIDADES DE ESPONJAS ARRECIFALES EM SITIOS DE BUCEORECREATIVO DEL ARCHIPIÉLAGO SABANA-CAMAGÜEY, CUBA (de autoria de LINNET BUSUTIL, PEDRO M. ALCOLADO)


2° Lugar
FILOGENIA DE Acanthotetilla (DEMOSPONGIAE, SPIROPHORIDA, TETILLIDAE) COM DISCUSSÃO SOBRE O VALOR SINAPOMÓRFICO DAS DIACTINAS ESPINADAS (de autoria de JULIO C.C. FERNANDEZ, SOLANGE PEIXINHO, EDUARDO HAJDU)
&

ESTUDO DA CONECTIVIDADE ENTRE POPULAÇÕES DE Clathrina aurea (PORIFERA, CALCAREA) NO BRASIL (de autoria de ANDRÉ PADUA, HAYDÉE CUNHA, MICHELLE KLAUTAU)


3°Lugar
DESENVOLVIMENTO PÓS-EMBRIONÁRIO E FORMAÇÃO DO SISTEMA AQUÍFERO DE ESPONJAS CALCAREAS (PORIFERA, CALCAREA) (de autoria de EMILIO LANNA, MICHELLE KLAUTAU)


A seleção das melhores apresentações orais contou com a inestimável ajuda dos Drs. Ruth Desqueyroux-Faúndez (Genebra, Suiça), Pedro Alcolado (Havana, Cuba) e Philippe Willenz (Bruxelas, Bélgica).

Linnet Busutil, aluna do Dr. Pedro Alcolado, do Instituto de Oceanologia de Cuba,
momentos antes de receber o prêmio pelo 1° lugar nas apresentações orais, empatada com o trabalho de Bruno Cosme e colaboradores. O certificado para as apresentações orais premiadas ainda não estava pronto.

2 comentarios:

  1. Pena que eu fiquei doente e não pude receber meu certificado e assistir às palestras do simpósio

    ResponderEliminar
  2. É Bruno. Esta tua amarelada foi uma pena mesmo - pelo SIBESP e pelo SpongeWATCH. Logo tu!!

    ResponderEliminar

Deixe aqui seus comentários!